next up previous
Next: Tendências Up: A Privacidade na Sociedade Previous: Criptografia no mundo

Políticas de Privacidade

Atualmente é extremamente comum informarmos nossos dados pessoais em grandes sítios, seja para receber notícias periodicamente através do nosso e-mail, para ganhar acesso ao conteúdo exclusivo do sítio, ou mesmo para simples cadastramento. O usuário conhece as políticas de privacidade dos sítios? Essas políticas são claras? Quantos sabem como proteger suas informações pessoais?

O Centro de Privacidade Pública da Universidade da Pensilvânia (EUA) pesquisou os extensos documentos legais publicados em vários sítios. Estes documentos informam as políticas de segurança e privacidade adotadas pelos sítios. O resultado, divulgado em julho de 2003, é surpreendente.

A pesquisa focou-se nos norte-americanos adultos que acessam a internet de suas casas (as pessoas que acessam apenas do trabalho foram excluídas). A pesquisa foi realizada através de entrevistas por telefone (com duração aproximada de 20 minutos), sorteado-se os números aleatoriamente, onde foram consultados 1.200 adultos maiores de 18 anos.

Concluiu-se que os norte-americanos compreendem mal a finalidade das políticas de privacidade, embora a maioria dos entrevistados possuam grau elevado de escolaridade. Mesmo aqueles que têm consciência que sua navegação está sendo rastreada, e que informações pessoais estão sendo fornecidas, não se preocupam como essas informações podem vir a ser utilizadas. Na verdade, quando informados que os sítios costumam guardar informações sobre seus clientes, dizem que isto é um fato inaceitável.

A pesquisa também mostrou alguns dados curiosos:

Joseph Turow, autor do relatório ``Americans and Online Privacy: The System is Broken" onde foi publicado o resultado da pesquisa, aponta, que apesar das políticas terem como principal objetivo a proteção legal dos sítios, elas acabam confudindo ainda mais o usuário, que normalmente não têm idéia do que acontece por trás da tela de seu microcomputador. No final do relatório, ele sugere que os sítios deveriam ser obrigados a divulgar suas políticas em linguagem clara, detalhando o que eles sabem sobre os visitantes, o que fizeram com aquelas informações pessoais e o que planejam descobrir com a coleta de tais dados.


next up previous
Next: Tendências Up: A Privacidade na Sociedade Previous: Criptografia no mundo
Carlos Henrique de Fernandes 2003-12-08