Considerações

 

Home

Parte técnica:O Projeto J/XFS A Empresa Bibliografia

Parte subjetiva:O Curso do BCC BCC x Estágio Desafios Considerações

 

 
 

 

Considerações Finais

O curso do BCC do IME foi sem dúvida de grande valia neste estágio em que participei e continuará sendo até o resto da minha vida. Minha graduação foi muito bem equilibrada, provendo-me conhecimentos teóricos e práticos essenciais para a formação de um profissional completo. Além disso, fui privilegiado pela excelente infra-estrutura que o IME e a USP oferecem aos seus alunos, tendo a oportunidade de fazer parte da minha graduação na McGill University, no Canadá. Essa estadia no exterior foi de suma importância para a formação do que sou hoje, pois pude, além de expandir meu conhecimento científico, adquirir valiosas experiências culturais e lingüísticas. No Canadá pude entrar em contato com o método de ensino da América do Norte, que difere em alguns aspectos do método brasileiro. A adaptação pela qual eu passei para me adequar aos padrões da McGill foi uma experiência muito gratificante, pois tive de ser flexível e com isso aprendi que os únicos limites que existem são aqueles impostos por nós mesmos.

Apesar de todo conhecimento científico que adquiri nesses últimos quatro anos, acredito que a coisa mais importante que aprendi durante a minha graduação foi "aprender a aprender". Pois, principalmente na área de computação, tudo muda muito rapidamente e um bom profissional deve ser capaz de se adaptar a essas mudanças, aprender novos conceitos e manter a mente aberta. O método de ensino do IME estrutura nossas mentes de tal maneira que aprender coisas novas é simplesmente parte do nosso dia a dia.

Acho que também vale a pena citar que considero muito válido o fato de que diversas matérias do IME utilizam livros texto em inglês, pois isso, de uma certa maneira, faz com que essa língua faça parte da vida normal dos alunos e nem é preciso dizer a importância de conhecer esse idioma nos dias de hoje.

Sobre o estágio, posso afirmar, sem nenhuma sombra de dúvida, que essa experiência foi e continua sendo muito importante para a minha formação como profissional. Aprendi o que é trabalhar em equipe, como elaborar profissionalmente documentos e programas, o que é fazer parte do mundo corporativo, etc. Trabalhando em uma empresa de grande porte que possui boa reputação no mercado, também pude vivenciar o que é desenvolver produtos nos quais o cliente pode confiar. Para isso é necessário muito planejamento, documentação e principalmente organização.

Pude também perceber que, ao contrário do que a maioria dos alunos pensa, matérias que parecem ser inúteis durante a graduação são na verdade de grande valia, mesmo sendo muitas vezes não utilizadas diretamente. Por exemplo, durante a minha vida profissional eu provavelmente nunca precisarei provar que todo Anel Euclidiano é um Domínio de Ideais Principais. Porém aprender a pensar em um mundo restrito de regras, que algumas vezes até contrariam nossa intuição, foi muito útil para aprender o que é e como utilizar o J/XFS. Isso não é simplesmente um caso específico, pois em geral um problema a ser resolvido é circundado por diversas regras e sabendo usá-las a solução geralmente é rapidamente encontrada.

Continuarei estagiando na Diebold Procomp pelo menos até meados de 2005 e até lá pretendo aprofundar-me ainda mais no J/XFS e no desenvolvimento de dispositivos bancários em geral, assim como aprimorar meus conhecimentos de como fazer parte de uma corporação. Para tanto, entre outras coisas, pretendo estudar mais sobre esses assuntos e também participar de palestras/cursos que a empresa freqüentemente oferece sobre diversos tópicos, tanto técnicos como não-técnicos (por exemplo, otimização dos métodos de desenvolvimento, etc).

 

 

 

Home | O Projeto | J/XFS | A Empresa | Bibliografia | O Curso do BCC | BCC x Estágio | Desafios | Considerações

Este site foi atualizado em 01/12/04