Desafios

 

Home

Parte técnica:O Projeto J/XFS A Empresa Bibliografia

Parte subjetiva:O Curso do BCC BCC x Estágio Desafios Considerações

 

 
 

 

Desafios e Frustrações

Desafios

Durante esse ano, enfrentei diversos desafios com os quais eu nunca havia me deparado anteriormente, porém acho que o maior desafio que enfrentei nesse período de estágio foi gerenciar meu tempo livre. Principalmente no segundo semestre, nos meses de setembro, outubro e novembro, a falta de tempo foi um problema constante para mim, pois diversas atividades acabaram convergindo para o mesmo período. Fazer um mínimo de 20 horas semanais de estágio, elaborar o pedido de admissão de mestrado e de bolsa de estudos, estudar para as provas e fazer os EPs do IME e fazer tudo o que foi solicitado para MAC 499 acabaram tornando as 24 horas do dia curtas demais. Felizmente, depois de muito esforço e noites curtas, esse é um desafio que foi vencido, pois consegui fazer tudo o que era preciso e dentro dos prazos. Assim aprendi a otimizar meu tempo livre e utilizá-lo com maior qualidade.

Um outro desafio que considero muito importante foi aprender a planejar e a documentar o software que eu estava desenvolvendo, pois nos EPs eu simplesmente sentava e programava, pensando enquanto eu escrevia o código, porém, como foi dito na seção BCC x Estágio, na empresa, desenvolver um programa não é simplesmente programá-lo. No começo do estágio, fazer os documentos de planejamento me deixavam um tanto quanto impaciente, pois eu sempre já estava pensando como seria a codificação, porém agora aprendi muito bem a separar essas duas coisas e mesmo nos EPs que estou fazendo hoje em dia no IME, planejo um pouco antes de começar a programar e documento bem o código que estou elaborando.

Trabalhando com dispositivos bancários deve-se ser muito cuidadoso com o código que é escrito, pois um erro pode causar prejuízos enormes para o banco cliente e para a empresa. Então também tive como desafio escrever códigos virtualmente bug-free, sempre me preocupando com todos os possíveis cenários de execução.

Frustrações

Uma grande frustração que tive nesse período de estágio foi não ter tempo livre para mim mesmo. O IME juntamente com a empresa consumiram completamente o meu dia. Sei que minha carga horária não é nada excepcional, no geral, somando universidade e empresa, das 8:00 Hs até as 18:00 Hs. Porém, mesmo no semestre mais cheio que tive durante a graduação, eu ainda tinha mais tempo livre. Como eu estava acostumado com o ritmo de estudante, essa repentina falta de tempo me tomou de surpresa e me frustrou pois percebi que será sempre assim. Para poder ter tempo para descansar, tive que abdicar de algumas atividades que gostava, como aprender alemão, algo que eu fazia diariamente por no mínimo 90 minutos, mas que desde maio não faço mais.

 

Home | O Projeto | J/XFS | A Empresa | Bibliografia | O Curso do BCC | BCC x Estágio | Desafios | Considerações

Este site foi atualizado em 01/12/04