Introdução
A proposta desse trabalho é avaliar a acessibilidade de algumas páginas do portal usp.br, tendo como foco o caminho tomado por um potencial ingressante na USP. Caso seja necessário, será produzido um documento apontando as falhas atuais encontradas e as medidas para mitigar ou resolver tais falhas.
No contexto de Engenharia de Software, esse trabalho se propõe a verificar o cumprimento de requisitos não funcionais da plataforma, em especial no contexto da usabilidade.
Para cumprir com esse objetivo, o trabalho terá como base fontes reconhecidas de conhecimento sobre acessibilidade, como por exemplo as Web Content Acessibility Guidelines, o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico e a norma ABNT NBR 17225, além de leis e decretos estaduais e federais, e políticas da USP.
Uma das motivações para esse trabalho é a promoção de inclusão e diversidade na Universidade de São Paulo, alinhando-se com os objetivos da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento e com os valores da universidade. Além disso, o foco no ingressante justifica-se pelo potencial de afetar cerca de 200 mil pessoas, que corresponde ao número de inscritos no vestibular 2025, segundo dados da Fuvest.
Objetivos
Objetivo geral
Verificar a acessibilidade do portal usp.br para o público.
Objetivos específicos
- Estudar as normas, diretrizes, leis e políticas sobre acessibilidade de sistemas Web no Brasil e na USP;
- Delimitar as páginas a serem analisadas;
- Entender a relação dos usuários com as páginas;
- Mapear a alimentação dos conteúdos para as páginas;
- Analisar, de acordo com o objetivo 1, a acessibilidade das páginas;
- Propor melhorias adequadas à realidade da manutenção do portal.
Cronograma
Atividade | B1 | B2 | B3 | B4 |
---|---|---|---|---|
Revisão da base teórica | X | |||
Definição de objetivos | X | |||
Definição de metodologia | X | |||
Coleta de dados de usuário | X | X | ||
Análise das páginas | X | |||
Propostas de melhorias | X | X | ||
Escrita do relatório final | X |
Definição de Escopo
O escopo desse trabalho se limita à experiência "comum" de acesso às informações relacionadas ao ingresso na graduação na USP. Para delimitar o que é essa experiência comum, é necessário definir as páginas a serem analisadas e qual o dispositivo utilizado para essa análise, uma vez que a experiência é diferente ao acessar por um navegador no celular ou no computador.
Para definir o dispositivo, idealmente serão utilizados dados da frequência de acesso ao portal USP.BR a partir de dispositivos mobile e computadores, provenientes da Superintendência de Tecnologia da Informação da USP. Caso não seja possível obter esses dados em tempo hábil, nos basearemos em dados do Comitê Gestor da Internet sobre o acesso à internet da população brasileira como um todo.
O conjunto de páginas a serem analisadas deve partir da página inicial, se afunilando em informações sobre graduação, ingresso, e cotas. Para manter o trabalho executável, foi selecionado um conjunto mínimo de páginas com essas informações, com variação de layout e tipo de conteúdo. Também foi incluido um documento PDF e uma página fora do domínio usp.br, para que seja possível localizar eventuais diferenças na acessibilidade entre esses documentos.
Divisão de Páginas a serem exploradas
Esta é uma lista preliminar das páginas a serem analisadas. A lista está organizada hierarquicamente, de modo a indicar a primeira aparição de um link para uma determinada página a partir da página inicial.
- Página Inicial
- Ensino
- Graduação
- Linktree de informações sobre cotas raciais
- Informações de ingresso do ano vigente
- PDF com resumo das instruções de matrícula
Links Específicos
Aqui ficarão links específicos do trabalho, desde páginas auxiliares, escrita de conteúdo teórico, download de conhecimento produzido, entre outros.