Introdução

Phoenix Rising é um jogo no estilo puzzle cujo objetivo é facilitar o entendimento de conceitos de programação.

O objetivo do jogador é completar o maior número de desafios no menor tempo possível, maximizando o somatório de pontos. Para isso ele deve resolver o problema de cada nível criando um programa que processa os dados de entrada e devolve dados de saída iguais ao dados de saída esperados no nível.

A resolução do desafio pode ser dividido em duas etapas, a primeira é resolver quebra cabeças e a segunda é posicionar os comandos de programação da forma correta, para que o programa processe corretamente os dados. O quebra cabeças consiste em conectar a entrada dos dados com a saída da resposta esperada, utilizando conexões específicas. Após completado o primeiro desafio, o jogador deve posicionar os comandos disponibilizados para criar o programa que solucionará o problema daquele nível.

Tudo isso deve ser feito no menor tempo possível, pois há um cronômetro que marca quanto tempo o jogador tem para solucionar o nível e os pontos ganhos são diretamente porporcionais ao tempo restante.

Para auxiliar o processo de aprendizado jogador conta com mensagens de guia no início do jogo além de uma animação que aparece na tela ao executar o programa criado. Nesta animação é possível ver o que acontece com os valores de entrada e até mesmo acompanhar como as variáveis do programa estão mudando.

As informações sobre o código do jogo estão explicadas na monografia. As explicações incluem como os arquivos estão organizado, como cenas mais importantes foram implementadas e algumas imagens que exemplificam trechos dos scripts mais importantes.