Proposta
Descrição
A área de games evoluiu muito desde o início da década da 70, quando começaram a ser comercializados. As principais causas estão relacionadas aos avanços em diferentes áreas da Computação.
Com o passar do tempo, surgiram as game engines: frameworks voltados especificamente para a criação de jogos, visando a facilitar o desenvolvimento e/ou algumas de suas etapas.
Focaremos em uma game engine em particular, Godot. Por possuir código aberto (open source), este software permite a extensão de suas funcionalidades através da criação de novos módulos.
Objetivo
Este projeto busca implementar um módulo de reconhecimento de voz (Speech to Text) para Godot, depois demonstrando a nova capacidade em um jogo simples desenvolvido na própria plataforma.
Para atingir este objetivo, seguiremos os seguintes passos:
- Procurar por uma biblioteca de reconhecimento de voz que seja open source e que possua, preferencialmente, as seguintes características:
- Estar escrita em C/C++;
- Ser multiplataforma (ao menos, para Windows, MacOS e sistemas Unix);
- Ser eficiente (rápida), devido ao uso dentro de jogos.
- Estudar a biblioteca, encontrada no passo anterior, que melhor se adequou à tarefa.
- Através da documentação para adicionar módulos em Godot e de outras buscas a serem realizadas, implementar o módulo de reconhecimento de voz. Para isso, será necessário aprender a manipular e compilar o código fonte da game engine (disponível no GitHub).
- Implementar um jogo simples em Godot, com o objetivo de testar a implementação do novo módulo e demonstrar suas capacidades.
Cronograma
Atividade | Abril | Maio | Junho | Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro |
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Busca por bibliotecas de reconhecimento de voz | X | |||||||
Estudo da biblioteca de voz mais adequada para desenvolver o módulo | X | |||||||
Implementação do módulo para Godot | X | X | X | |||||
Criação de um jogo simples em Godot com o novo módulo | X | X | ||||||
Slides | X | |||||||
Pôster | X | |||||||
Últimos toques | X |
Observação: A escrita da monografia será feita continuamente ao longo do ano. Em geral, planeja-se escrever um capítulo após sua respectiva etapa estar cumprida.